Liderar equipes é uma tarefa desafiadora. Requer preparo técnico e psicológico por parte do líder, que deve buscar lidar da melhor forma possível com sua equipe para que ela atinja os resultados esperados.
Tudo começa no líder
Para ter uma equipe com desempenho excelente, tudo começa no líder. Ele deverá compreender os desejos e anseios de cada membro da equipe, ser empático e direcionar para qual caminho ela deve seguir e porquê deve seguir. Ele dará o “norte”, será o mapa, e a equipe o seguirá. Ele deve mostrar entusiasmo, inspirar e ser o exemplo, demostrando propósito no que faz.
“A liderança precisa ser conquistada pela autoridade e não pela hierarquia” – O monge e o executivo
Esse trecho do livro de James Hunter demonstra justamente isso: que as pessoas são conquistadas pelo exemplo e não pelo organograma. Ou seja, um líder deve ser o modelo, demonstrar que sabe fazer com maestria o que está fazendo, e por isso está na posição de liderança.
Um bom líder elogia e dá feedbacks
Depois de ensinar o “caminho das pedras” à equipe e ter resultados satisfatórios, é necessário elogiar e mostrar que os membros do grupo estão indo bem. Isso motiva e faz com que o vendedor se sinta valorizado e reconhecido – necessidades essenciais do ser humano, contidas inclusive na pirâmide de Maslow.
Caso os resultados não sejam tão satisfatórios, o feedback também é importante em casos negativos pois assim ficará claro o que o líder espera do vendedor – e o vendedor espera do líder – para que possam, ambos os lados, ajustar suas expectativas.
Delegue, acompanhe, seja próximo da sua equipe e saiba ouvir. Esteja presente e seja acessível sempre que sua equipe precisar.
E se você quiser saber mais sobre este tema, contrate minha palestra clicando aqui!
Grande abraço!
Palestrante André Silva – Especialista em vendas e motivação