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AS TÉCNICAS DOS GATILHOS MENTAIS

Os gatilhos mentais são técnicas que aproveitam os impulsos e as tendências naturais da mente dos consumidores para ajudar a influenciar e persuadir no processo de decisão. 

Como palestrante de vendas e especialista vou ensinar os cinco mais poderosos para você vender mais.

1 – Escassez: A escassez é um gatilho mental forte que faz com que os potenciais clientes valorizem mais aquilo que está se tornando raro e por um tempo limitado. Isso pode ser aplicado em descontos por tempo limitado, apresentando a escassez de estoque, últimas vagas e etc…

2 – Autoridade: A autoridade é uma tendência humana de seguir as opiniões e recomendações de pessoas que são vistas como especialistas ou líderes de opinião. É possível aproveitar esse gatilho apresentando depoimentos de clientes satisfeitos, referências de outros clientes importantes, entre outros.

3 – Reciprocidade: A reciprocidade é a tendência humana de retribuir favores. É possível aproveitar esse gatilho oferecendo algo ao cliente antes de fazer a venda, como uma amostra grátis, um brinde ou um desconto ou até uma consultoria gratuita. Como essa estratégia, o potencial cliente vai ficar com você na cabeça e quando precisar comprar vai lembrar de você.

4 – Compromisso e consistência: A tendência humana de seguir compromissos e ser coerente com as ações e escolhas anteriores é conhecida como compromisso e consistência. É possível aproveitar esse gatilho pedindo ao cliente que assine um pequeno contrato ou que responda a uma pergunta simples antes da venda.

5 – Aprovação social: A aprovação social é a tendência humana de seguir as ações e escolhas de outras pessoas. É possível aproveitar esse gatilho apresentando depoimentos de outros clientes, mostrando o número de vendas ou o número de pessoas que já utilizaram o produto ou serviço.

Esses são alguns dos principais gatilhos mentais que podem ser utilizados para convencer os clientes a comprar. É importante lembrar que essas técnicas devem ser utilizadas de forma ética e respeitosa, sempre priorizando a satisfação do cliente e oferecendo um produto ou serviço de qualidade.

Aproveite a leitura e comece a colocar em práticas as dicas.

André Silva – Especialista em técnicas de vendas e motivação.

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