Escolher um bom vendedor para integrar a equipe é uma tarefa de extrema importância e nem sempre simples. O vendedor assume um papel importantíssimo, pois é ele que está na “linha de frente”, representando a empresa, impulsionando as vendas e trazendo o lucro. Por isso, a etapa de escolha desse candidato representa um passo importante que merece atenção por parte do gestor.
Defina o perfil do vendedor de sucesso da sua equipe
Uma das formas de se contratar um bom vendedor para sua equipe é definir o perfil de vendedor de sucesso que você deseja. Quais características, aptidões e habilidades ele deve ter? A partir daí, você vai buscá-las para descobrir qual candidato se adequa mais e que atingirá as expectativas. Como gestor, você pode, ainda, perceber qual é o melhor vendedor da sua equipe e traçar as características de um “vendedor ideal” a partir dele.
Faça perguntas relevantes durante a entrevista
Na entrevista, busque conhecer seu candidato de forma aprofundada. Não faça perguntas óbvias. Instigue o candidato a falar de seus cases, das suas experiências, sua bagagem profissional, suas habilidades, competências, atitudes e comportamento.
Identificando essas características a partir da entrevista, você poderá escolher de forma mais precisa se esse candidato irá performar bem na sua equipe e na sua empresa.
Grande abraço!
Palestrante André Silva – Especialista em Vendas e Motivação