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77% dos vendedores vendem e esquecem dos clientes após a compra. Outras vezes ligam novamente para saber se eles querem comprar um novo produto/serviço. Na minha opinião o pós-venda serve para medir o índice de satisfação do seu cliente, entender o que deu certo na sua compra e o que ele tem de dúvida que pode ser sanado. Essa é uma oportunidade única para mostrar para o cliente que você não é um predador e que está preocupado com a sua satisfação.

Pensando em ajudar você a fazer um pós-venda profissional e que encante o cliente, preparei essas 5 dicas para você praticar e se diferenciar da concorrência. Segue abaixo:

1. Datas comemorativas – Pesquise a data de aniversário da empresa e ligue no dia ou mande uma placa para o diretor parabenizando esse grande feito. 99% dos vendedores esquecem desse detalhe, mas para o cliente vai ser muito importante, ele vai perceber que você é um vendedor diferenciado e que está pensando na relação a longo prazo. Se souberes o aniversário do cliente também é importante lembrar, pois é um dia especial na sua vida e que não volta nunca mais;

2. Mantenha-se vivo na memória do cliente – Como você fechou a venda e entendeu as necessidades e os motivadores de compra do cliente, prepare semanalmente dicas para ajudar a empresa do seu cliente a ter mais sucesso. Pode ser um artigo, e-book, vídeo ou algo que agregue no negócio dele. Percebe que você não está vendendo mais está? Quando você ajuda o cliente a melhorar os seus negócios, ele vai priorizar você e não o concorrente para uma futura compra;

3. Evite a depressão pós-compra – Assim que fechar a venda parabenize o cliente pela compra e diga que a partir de agora é que a venda está começando, pois você irá cuidar de todos os detalhes. Olhe nos olhos dele mostre que você não está interessado só no fechamento que aconteceu e sim de ajudar ele a transformar os seus resultados.

4. O que diferencia você do concorrente – Quando você sair da frente do cliente, sente no seu computador e monte uma mensagem dizendo que você está muito feliz por ter ele como cliente e que em todos momentos que se fizer necessário você estará presente para ajudar. Um e-mail ou WhatsApp bem elaborado vai fazer o cliente se sentir único e encantado com o seu atendimento.

5. Depois que sentir o cliente satisfeito – Após você criar um padrão de pós-venda com todos os seus clientes, eles vão ficar seu fã, é isso que você busca? Quando você sentir que todos esses clientes estão satisfeitos e falando bem de você é a hora de você fazer duas coisas para multiplicar as suas vendas: 1) oferecer novos produtos do seu portfólio para vender mais para eles e pedir indicações de outros clientes para você ampliar o seu leque de vendas. O cliente quando vira advogado da sua empresa ele passa a vender para você.

Pare agora e pense em como aplicar essas dicas no seu negócio, adapte, renove, crie, mas se mostre presente após o fechamento do negócio.

Para fechar, posso pedir uma ajuda? Se você gostou existe a possibilidade de compartilhar o conteúdo com outras pessoas? É muito importante ajudar mais pessoas a venderem mais e a cuidarem dos seus clientes.

Abraço!

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