Manter um bom cliente, hoje, exige muito jogo de cintura. A qualidade e o cumprimento de prazos deixaram de ser os diferenciais e se tornaram uma obrigação. Para ter uma carteira de clientes consistente é necessário fidelizar os clientes, além é claro de buscar novos. Após a venda, o cliente não se torna um ex-prospect ou um ex-lead, na verdade, ele continua sendo mais uma oportunidade de venda para o time comercial, e que custa menos do que conseguir um novo cliente. Justamente por já ter passado por todo o seu processo de nutrição e preparação, além de que você já conquistou a confiança dele.
E o que é a fidelização de clientes?
É blindar o cliente da concorrência, ou seja, não permitir que ele possa pensar em outra possibilidade de compra a não ser você.
E como se faz isso?
Esteja presente na memória do cliente. Seja por email, ligação, WhatsApp, brinde, mensagem. Você precisa realizar uma ação a pós a venda para trabalhar a retenção desse consumidor.
E qual a maior dificuldade e erro dos vendedores?
Procurar o cliente apenas na hora de vender. Essa abordagem faz com que ele pense que você, vendedor, não quer ajuda-lo, apenas vender para bater as suas metas.
Por fim, eu pergunto a você: qual o seu diferencial? A sua singularidade? No que você é único?
É respondendo essa pergunta e trabalhando ela no dia a dia que você irá conseguir o seu sucesso.