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Fechar uma venda não é fácil. Na maioria das vezes, o processo é bem mais demorado e complexo do que a gente imagina. E justamente por isso, muitos vendedores ao chegarem nessa etapa deixam que a autoconfiança os domine e relaxem no momento mais importante.

É no fechamento a hora de coroar todo um investimento que foi realizado para conquistar o cliente. Então, demonstre confiança, serenidade e segurança para que o cliente sinta que está tratando com um vendedor profissional e diferenciado.

Abaixo, seguem 5 dicas para buscar o fechamento com o cliente.

Cuide de todas as etapas da venda

Para que o fechamento seja um sucesso, é preciso respeitar todas as fases da venda, desde a pré-venda até a confirmação do contrato. É todo o processo que conta e, caso não siga as etapas, provavelmente terá que retomar algum ponto para que no final o fechamento seja concretizado.

Não espere pelo cliente!

Você sabia que quatro a cada cinco clientes esperam que o vendedor peça a confirmação da venda? Então, não deixe este momento na mão de outro, na dúvida, invista no fechamento.

Saiba o que motiva o cliente!

Quando estiver realizando o levantamento de necessidades do cliente, investigue o que é mais relevante para essa pessoa na hora de adquirir um produto /serviço. Após, utilize-as a seu favor argumentando no fechamento.

Demonstre a Sensação de perda

Se o fechamento começar a ficar mais difícil, bata na tecla dos seus diferenciais e apresente o quanto seu cliente estará perdendo caso não opte pelo que você está oferecendo. Demonstre as necessidades que você pode sanar e os benefícios perante a concorrência.

Sem conexão, não há fechamento.

Muitas vezes os vendedores já me questionaram “André, não estou conseguindo fechar. O que estou errando?” E quando vou verificar o problema não é o fechamento, mas sim, em 90% dos casos é a abordagem. Se no inicio do processo você não estabelecer uma conexão com o cliente e ele não se sentir à vontade com você o fechamento não irá ocorrer e assim você perderá a venda. Por isso é tão importante o cliente estar em sintonia com você, pois é o que irá lhe ajudar no fim do processo.

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