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Manter um bom cliente hoje exige muito jogo de cintura. A qualidade e o cumprimento de prazos deixaram de ser os diferenciais de concorrência e se tornaram uma obrigação.  Para uma venda acontecer com brilhantismo, é preciso que se estabeleça um relacionamento amigável e de muita confiança. 

Os produtos/serviços estão cada vez mais parecidos, os preços são equilibrados e o que acaba fazendo a diferença é a forma que o vendedor constrói o vínculo com cada cliente. Não adianta investir nos clientes sem preparar o terreno, concorda? Para uma terra se tornar fértil ela precisa ser regada e cuidada diariamente. Assim é o seu cliente, se você se preocupar com ele e ajudá-lo a resolver os seus problemas, ele será seu fã. E a concorrência vai ficar em segundo plano, ele não vai querer trocar o certo pelo duvidoso. Você precisa vender segurança e confiança para os seus clientes. Só assim a sua carteira de clientes irá crescer com estrutura e solidez.

Se não existir um relacionamento, um elo entre você e o cliente, com certeza você terá mais trabalho para construir uma carteira de clientes sólida. E sabe por que afirmo isso? Porque não adianta você apenas vender uma vez e achar que daqui um tempo o mesmo irá voltar quando precisar do seu produto/serviço. Ficar na espera que os clientes voltem sem fazer esforço é abrir espaço para a concorrência e fazer com que atributos de preço, por exemplo, se exaltem na comparação.

E como então relacionar-se com o cliente pós a venda? Apenas divulgar promoções? O que fazer?

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