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Tenho notado em uma boa parte dos vendedores(as) atitudes que não ajudam a alavancar os seus resultados. Pensamentos derrotistas, reclamações sobre empresa, clientes, produtos e preços são algumas das suas queixas.

Essas atitudes negativas acabam contaminando o seu dia e quando precisam entrar em processo de negociação a energia está negativa prejudicando o fechamento do negócio. O cliente sente e acaba criando uma objeção mental para descartar o vendedor(a) na negociação.

Para que isso não aconteça sugiro que a sua atitude mental seja positiva quando acordar, os seus primeiros pensamentos vão definir os seus resultados. Mentalize o que você pretende realizar no dia, suas visitas, ligações, prospecções e negociações. Pinte na tela mental o sucesso que você pretende alcançar no dia, essa atitude é determinante para um dia mais produtivo.

É importante se preparar com antecedência para ter o autocontrole de suas decisões. Quando você planeja nos detalhes o seu dia, até os imprevistos ficam mais fáceis de resolver, pois você está preparado emocionalmente para qualquer situação adversa.

Se não houver cuidado com todos os detalhes no seu dia, as distrações como celular e redes sociais podem atrapalhar a sua produtividade roubando energia e foco do seu trabalho. A atitude de focar no que traz resultados é a mais importante, pois cada minuto que você gasta pode jogar ou não a seu favor, concorda? Então saia de perto de pessoas negativas, com baixo astral, com pouco autoestima e dos ladrões do tempo, isso só não vai deixar você bater as suas metas e chegar no resultado planejado do mês.

Leia com atenção e analise as atitudes corretas que você deve tomar para vender mais e as inadequadas que você deve evitar. Segue abaixo:

Atitudes corretas:

  • Planejar o dia com antecedência para ser assertivo nos resultados;
  • Gerenciar o tempo e evitar distrações;
  • Se aproximar de pessoas otimistas e que estão batendo metas para manter a energia positiva;
  • Se automotivar diariamente para não depender de estímulos externos;
  • Procure estudar vendas diariamente, saia da frente da televisão e aproveite os livros, vídeos e dvds que podem alavancar os seus conhecimentos e resultados;

Atitudes inadequadas:

  •  Transferir as responsabilidades dos seus resultados para pessoas e circunstâncias;
  •   Ter pensamentos negativos sem vigiar, infelizmente eles podem se tornar realidade;
  •   Não estudar os clientes com antecedência acreditando apenas nas informações que estão na cabeça;
  •   Não fazer revisão de autoanalise das negociações, perdendo a oportunidade de entender suas fraquezas e potencialidades;
  •  Deixar para bater metas na última semana do mês o que aumenta a ansiedade e prejudica a naturalidade das negociações.

Você pode ter inúmeras habilidades de vendas e conhecimentos acumulados, mas se não tiver uma atitude positiva e vencedora os resultados ficaram comprometidos.

A atitude mental é fundamental, pois prepara você para as rejeições dos clientes. Se em algum momento do dia você se sentir para baixo, pare um pouco, saia para tomar um suco ou café, pense na sua trajetória, em todas as conquistas que teve até agora, com essa atitude você vai resgatar a energia para seguir no dia e conquistar os resultados tão almejados por você.

Conheci uma vendedora de consórcio que no final do ano ela preenchia 400 cartões de natal para os seus clientes. Nos cartões ela colocava:

olá, cliente! Mais um ano terminando e ter o senhor(a) como cliente é uma enorme satisfação, obrigado pela confiança depositada no meu trabalho. Desejo um feliz natal e um maravilhoso ano novo. Da sua vendedora Rita…

Ela escrevia a mão, assinava, colocava no correio e pagava do seu bolso. Passava 7 dias ela ligava para cada cliente parar saber se tinham recebido. Os clientes estavam felizes pela lembrança, agradeciam e ainda indicavam parentes e amigos para ela.

Nota que um pós-venda, uma lembrança e um diferencial pode colocar você na frente de novos clientes.

Me conte, o que você está fazendo de diferente para vender, reter e conseguir novas indicações?

O mais importante agora é que você pare, faça uma reflexão das suas atitudes, tanto positivas quando negativas. Exemplo: Coloque de um lado da folha as atitudes positivas, no outro lado as negativas e que precisam ser melhoradas. Coloque uma meta para deixar de ter atitudes inadequadas e trace um planejamento diário para você conseguir.

Sempre que você reverter uma atitude negativa, tire da lista e celebre com alguém da sua confiança, você está mudando a sua vida para melhor e abrindo espaço no horizonte para atingir os seus objetivos.

Não deixe para amanhã, faça isso agora e colha os resultados pelo seu esforço.

Posso pedir uma gentileza? Se esse artigo ajudar você a melhorar as suas vendas e atitudes você pode me escrever contando a sua transformação?

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Um abraço e muita prosperidade!

Palestrante André Silva – Especialista em vendas

E-mail: andre@palestranteandresilva.com.br

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