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Um produto ou serviço sazonal é aquele que tem grande saída em uma determinada época do ano, mas em outras épocas, nem tanto. É o caso de sorvetes, por exemplo, no período do verão. Ou então, de lareiras, na época do inverno. Assim, vendas sazonais causam desequilíbrio nos resultados, pois é quando não se tem estímulo de compra por parte dos clientes.

Sendo assim, o proprietário da empresa e os vendedores devem estar preparados para esta época, onde alguns produtos sofrem baixa nas vendas, diminuindo o faturamento da loja ou empresa em questão.

Nesse momento, é preciso se reinventar, ter um foco abrangente em vários canais de venda para gerar resultados.

Confira algumas dicas de como vender mesmo em épocas de declínio nas vendas:

Clientes inativos

Por conta do tempo ocioso, é bem provável que esses clientes estejam mais receptivos para receber uma prospecção. Sendo assim, busque os clientes inativos, aqueles que pararam de comprar. Alguma vezes, ninguém está ligando para estes clientes, nem mesmo a concorrência. Então, uma ligação ou outra já irá ajudar a recuperar esses clientes e potencializar as vendas.

Clientes ativos

São clientes que já compram, já confiam, são fãs. É uma ótima oportunidade para você abrir o portfólio de produtos e serviços e tentar agregar uma nova venda. Se você agregar uma nova venda em cada cliente, talvez já consiga atingir seus resultados em vendas.

Consulte o cadastro de clientes

Busque no seu cadastro de clientes, aqueles que entraram em contato mas não fecharam por algum motivo. Assim, é uma ótima oportunidade para você tentar acelerar o processo de venda, entender o que está faltando para fechar, no que o cliente ainda tem dúvida para então, resolver essa questão e atingir o objetivo.

Propostas pendentes

Faça uma ação com clientes que, no ano de 2018, pediram uma proposta mas não fecharam e não deram retorno. Esteja em contato com esses prospects, faça um artigo pertinente para ele, um ebook, brinde, ligação, e-mail ou whatsapp que acelere essas propostas pendentes.

Grande abraço!

André Silva – Especialista em Vendas

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