A carteira de clientes é o bem mais precioso do vendedor. Quando existe uma consistência de clientes e uma compra frequente, ele trabalha mais tranquilo e menos ansioso na busca dos seus resultados. Estar calmo, harmonizado e com a carteira sendo oxigenada diariamente vai levá-lo para um outro patamar em vendas.
Para ajudar você a prospectar mais e aumentar as vendas, segue abaixo 5 dicas para melhorar a sua performance no telefone:
1) Clientes atuais da carteira
Esses compram porque confiam no seu trabalho, falam bem de você e provavelmente só compram de você, concorda? Você está oferecendo novos produtos do seu portfólio por telefone para esses clientes? Porque não? O que impede? O que pode acontecer? O não você já tem, quem sabe você recebe um sim? Então siga essa dica: pegue o telefone, ligue e ofereça um produto. Só essa atitude já vai gerar novas vendas, pois quanto mais oferecemos maior é a nossa chance de fechamento;
2) Clientes inativos
Sabe aqueles clientes que um dia compraram e que hoje não compram mais? Separe 10 desses clientes todos os dias, faça a ligação e use o seguinte discurso: olá cliente, tudo bem? Notei que o senhor(a) não entrou mais em contato conosco, aconteceu alguma coisa? O motivo do meu contato é para retomarmos a nossa relação comercial, pois estou com novos produtos no portfólio que podem ajudar a sua empresa a melhorar os resultados, podemos falar? Provavelmente o cliente vai dizer sim, porque você demostrou interesse por ele e despertou expectativa para ficar na linha ouvindo as suas explanações. Imagina se você consegue recuperar 20% dos clientes inativos por telefone? Quanto você vai aumentar suas vendas?
3) Proposta pendentes
Pegue o computador, liste 10 benefícios poderosos que o seu produto/serviço oferece para o cliente e mande para todas as propostas pendentes. É muito mais poderoso você monitorar uma proposta trazendo valor para o cliente sobre o que você vende, do que ficar ligando de 15 em 15 minutos para saber se ele quer comprar, concorda? A maioria vai ligar para saber que pretende fechar, e você vai mostrar o porquê ele precisa fechar. Seja diferente, se posicione como único, saia na frente da concorrência e os seus clientes vão apostar em você.
4) Suspeitos
Sabe aqueles clientes que entram em contato só para tirar informações e que não compram? Separe uma lista por dia e entre em contato para entender o motivo para eles não adquirirem o produto desejado. Só com esse interesse que será demostrado na ligação poderá devolver você para o jogo novamente e quem sabe novos contratos podem aparecer. Quando o follow-up é bem realizado, novos clientes são resgatados e vendas são fechadas. Você está executando adequadamente o follow-up?
5) Indicações
Lembra daqueles 10 clientes fãs da sua carteira? Ligue urgentemente para eles e peça três indicações para cada um, com certeza uma pelo menos você vai conseguir. No total serão quantos? Dez novos contatos para aumentar as suas vendas por telefone. A resposta para o sucesso das suas prospecções por telefone está nas suas atitudes. Descruze os braços agora e ligue imediatamente para captar esses novos contatos.
Um Abraço e ótimas vendas!