Tenho observado nas minhas palestras, treinamentos e consultorias de vendas, vendedores dizendo que escrevem os seus e-mails e que os resultados não estão adequados com as suas expectativas.
Mandam e-mails e os clientes não respondem, reforçam com um novo contato e mesmo assim ficam sem resposta. Os e-mails muitas vezes vão para o lixo eletrônico e os clientes acabam não visualizando a mensagem enviada pelo vendedor.
Para isso acontecer com menos frequência é fundamental ter uma base de clientes que esteja interessado em receber os seus textos. O grande diferencial é alinhar a sua mensagem com alguma necessidade, dor, desejo ou interesse do seu público de interesse.
Um e-mail construído com palavras persuasivas, com parágrafos curtos e com uma mensagem leve vai parecer que você está conversando com um amigo e dessa forma o seu público vai ler com satisfação, pois está agradável e de acordo com as suas expectativas.
Não deixe que a comunicação da sua escrita fique truncada com palavras difíceis e frases que não ficam claras na cabeça do consumidor. Se você escrever rápido, com pressa, pensando apenas em vendas, o seu texto vai virar “vendedor” e esse processo transacional está acabando. De início você precisa transmitir autoridade e proporcionar valor para depois preparar o seu prospect para comprar.
O primeiro passo é estudar a mensagem que você vai mandar e o que será escrito para resolver os problemas e atender as necessidades dos prospects. Estude um pouco os contatos que receberão a sua mensagem, suas empresas e pense como eles gostariam de se beneficiar com que você está elaborando.
Se prepare antes de construir o e-mail. Pense no assunto, título poderoso, início, meio e fim da sua mensagem. Não tenha pressa, faça quando a sua cabeça estiver livre, em um lugar sem distrações, desligue todos os seus aplicativos, pois dessa forma o foco estará na produção do melhor texto para ajudar e convencer os seus clientes a fazerem negócios com você.
Dica especial: comece a escrever e não pare para corrigir. Isso atrapalha a sua linha de raciocínio e faz você perder os pensamentos que estão aflorando. Depois que você terminar a mensagem/texto pare, feche o seu computador e só abra no próximo dia. Explico: se você for corrigir na hora o seu olho vai ficar viciado perdendo de ver alguns erros de português, concordância e etc..
No outro dia você pega o texto novamente, revisa pela manhã e se possível peça para outra pessoa olhar para fazer ajustes e deixar a edição bem legal.
Observe abaixo o certo e o errado na hora de escrever os seus e-mails de vendas:
Certo:
- Cuide do título: ele precisa ser forte, impactante e com sentido para o cliente;
- Seja objetivo, claro e evite termo técnicos. Dessa forma fica mais convidativo ler a sua mensagem;
- Use recuos nos parágrafos, fica mais agradável e interessante para leitura;
- Grife algumas palavras importantes, pois ajuda a reforçar o benefício para o cliente;
- No final do texto use uma chamada para ação. Seja adquirir um serviço, comprar um produto ou receber o portfólio da sua empresa.
Exemplo: clique aqui e receba 10 dicas para comprar o imóvel do seu sonho. Notou que a chamada está induzindo o cliente a clicar?
Errado:
- Escrever o que está na cabeça sem preparar e planejar o que precisa ser escrito;
- Parar toda hora para corrigir o texto, isso desfoca e você perde a essência do pensamento;
- Usar abreviações pensando que o cliente é obrigado a entender;
- Não qualificar o banco de dados e mandar mensagens genéricas;
- Mandar todos os dias e-mails de vendas enchendo a paciência e a caixa de entrada do cliente;
O diferencial para você escrever um texto persuasivo e que venda, é saber o que o seu público prefere, gosta, se empolga e compra.
Uma dica; faça uma pesquisa com seus clientes perguntando quais as maiores dificuldades que eles encontram para vender e quais os resultados que pretendem ter a curto prazo. Adeque essas perguntas ao seu mercado e monte um questionário, dessa forma você obterá informações privilegiadas dos seus clientes podendo escrever cartas e textos que vão aguçar o desejo deles para comprar os seus produtos/serviços.
Aconselho que coloque uma meta por semana para escrever e desligue-se do mundo. A prática, vai deixar você consistente na escrita e suas mensagens ficarão mais poderosas.
Segue um exemplo prático de um e-mail objetivo, persuasivo e que vende um produto:
“Boa tarde, tudo ótimo?
Pensando em adquirir a casa dos seus sonhos para ter mais conforto com a sua família?
Buscando uma condição especial, atrativa e que ajude você a sair do aluguel?
Eu tenho o produto que pode aliar investimento baixo e oportunidade para você adquirir o seu imóvel, é isso que você procura?
Ter uma casa é um grande sonho e não depender de aluguel pode dar mais tranquilidade e satisfação para você e toda a sua família, concorda?
O mais importante de tudo é que o investimento possa entrar no seu bolso, que seja tranquilo para você e que não haja problemas para cumprir os pagamentos, pois isso tira o sono e muitas vezes desestrutura uma família.
O produto que tenho para lhe ajudar a realizar o seu sonho e o da sua família é o consórcio Multicasa. Nós estamos há mais de 15 anos no mercado e já entregamos centenas de casas em todo o Brasil.
No nosso consórcio você investe uma pequena parcela e tem chances reais todos os meses de contemplar o seu bem? Sabe como? Clique no botão abaixo e receba mais informações…”
P.S Esse é um e-mail curto, objetivo, claro e persuasivo. Note que tem palavras de autoridade, chamada para ação, dores e soluções para os problemas do cliente.
O meu convite final para você:
Reúna as informações mais relevantes desse e-mail, crie a estrutura dos seus textos de vendas de acordo com o seu mercado, revise, edite e programe num horário que possa ter um alcance legal. Não se irrite se não der certo da primeira vez, saia do computador, tome um café e volte quando estiver bem, tudo vai fluir e as informações vão ficando bem ordenadas.
Posso pedir uma gentileza? Deixe os seus comentários abaixo, me diga se ajudou e como você está aplicando, ok?
Abraço e excelentes negócios!
Palestrante André Silva