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Antes do cliente comprar o produto/serviço ele precisa acreditar no vendedor, ele compra a imagem, postura, conhecimento e a disponibilidade que receberá desse profissional em toda a negociação. As relações comerciais estão baseadas em credibilidade e segurança, não existe mais espaço para vendedores que se posicionam na frente do cliente só para vender, esse perfil de profissional ficará obsoleto. Pensando em fortalecer os laços de confiança com o seu cliente, eu criei seis dicas para você estabelecer vínculos duradouros, segue abaixo:

1) Seja uma pessoa amigável

Toda venda acontece por semelhanças, o cliente compra a sua personalidade para depois comprar o bem de consumo. Seja simpático, demostre através de gestos cordiais e de atenção para tudo que for dito, pois sendo assim você será visto como um amigo e estará léguas na frente da concorrência

2) Estabeleça vínculos

Tentou vender antes de construir relacionamento? A tendência é que você perca a venda, pois os clientes gostam de parcerias, alguém que se importe com as suas necessidades e problemas.

3) A confiança diminui a resistência de compra

Se o cliente confiar em você a porta da venda se abrirá, as suas resistências internas irão embora e o riscos de compra que estavam passando na sua cabeça vão desaparecer.

4) Entenda as necessidades

Leve para as suas reuniões perguntas que façam os clientes falarem das suas necessidades, daquilo que é importante para ele, essa postura aproxima e torna o negócio vantajoso para o cliente e para você.

5) Sala de casa

Sabe aquele final de semana em que você está em casa, relaxando com a família? Fazendo as coisas que você gosta? São momentos de prazer e experiências que devem ser vividos, concorda? Nas entrevistas de vendas com seus clientes você consegue deixá-los a vontade? Como se estivessem em suas casas? Você cria situações para deixar o ambiente leve e descontraído? É muito mais fácil vender criando uma atmosfera agradável do que sair vendedor como um louco. “O cliente não quer ser visto como uma cifra e sim como um ser humano que gosta de se relacionar com outras pessoas.

6) O poder do envolvimento

Faça o cliente participar da solução do seu próprio problema. Essa é uma ótima maneira de envolvê-lo, pois ele gosta de participar, interagir e se ele sentir útil ficará melhor ainda o relacionamento entre você e ele. Segredo: entenda o problema e dê caminhos para que ele mesmo resolva os seus próprios problemas.

Ainda é válido ressaltar que a confiança é a primeira ligação que deve existir entre o vendedor e o cliente, pois somente com ela você conseguirá vender e até fidelizar o cliente.

André Silva – Especialista em vendas e motivação

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