Antes do cliente comprar o produto/serviço ele precisa acreditar no vendedor, ele compra a imagem, postura, conhecimento e a disponibilidade que receberá desse profissional em toda a negociação. As relações comerciais estão baseadas em credibilidade e segurança, não existe mais espaço para vendedores que se posicionam na frente do cliente só para vender, esse perfil de profissional ficará obsoleto. Pensando em fortalecer os laços de confiança com o seu cliente, eu criei seis dicas para você estabelecer vínculos duradouros, segue abaixo:
Toda venda acontece por semelhanças, o cliente compra a sua personalidade para depois comprar o bem de consumo. Seja simpático, demostre através de gestos cordiais e de atenção para tudo que for dito, pois sendo assim você será visto como um amigo e estará léguas na frente da concorrência
Tentou vender antes de construir relacionamento? A tendência é que você perca a venda, pois os clientes gostam de parcerias, alguém que se importe com as suas necessidades e problemas.
Se o cliente confiar em você a porta da venda se abrirá, as suas resistências internas irão embora e o riscos de compra que estavam passando na sua cabeça vão desaparecer.
Leve para as suas reuniões perguntas que façam os clientes falarem das suas necessidades, daquilo que é importante para ele, essa postura aproxima e torna o negócio vantajoso para o cliente e para você.
Sabe aquele final de semana em que você está em casa, relaxando com a família? Fazendo as coisas que você gosta? São momentos de prazer e experiências que devem ser vividos, concorda? Nas entrevistas de vendas com seus clientes você consegue deixá-los a vontade? Como se estivessem em suas casas? Você cria situações para deixar o ambiente leve e descontraído? É muito mais fácil vender criando uma atmosfera agradável do que sair vendedor como um louco. “O cliente não quer ser visto como uma cifra e sim como um ser humano que gosta de se relacionar com outras pessoas.
Faça o cliente participar da solução do seu próprio problema. Essa é uma ótima maneira de envolvê-lo, pois ele gosta de participar, interagir e se ele sentir útil ficará melhor ainda o relacionamento entre você e ele. Segredo: entenda o problema e dê caminhos para que ele mesmo resolva os seus próprios problemas.
Ainda é válido ressaltar que a confiança é a primeira ligação que deve existir entre o vendedor e o cliente, pois somente com ela você conseguirá vender e até fidelizar o cliente.