Imagem

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano. Ela nos impulsiona para conquistarmos objetivos, metas e alcançar nossos sonhos. Mas em excesso, esta emoção pode atrapalhar nossa vida como um todo e no caso dos vendedores, seu desempenho nas vendas.

O vendedor ansioso demonstra que está precisando imediatamente da venda. Toda vez que isso ocorre, ele expressa para o cliente que o mesmo é somente um “$”, ou seja, ele não está interessado em resolver o problema do seu cliente, mas sim no valor monetário que a venda irá gerar para ele. 

Porquê a ansiedade ocorre

Geralmente, o vendedor se sente ansioso quando precisa bater a sua meta e não pode perder a venda senão o concorrente entra no lugar dele. Além disso, pode ser que haja cobrança da família, do seu gerente de vendas, ou ainda, de si próprio. Assim, essa emoção começa a aflorar e o cliente rapidamente percebe, pois o vendedor passa a forçar a venda para atingir o seu objetivo.

Dessa forma, é importante que o vendedor tenha uma dose mínima de ansiedade para conseguir atingir seus objetivos, mas sempre com cuidado para que isso não seja transmitido para o cliente de uma forma muito explícita.

Como diminuir a ansiedade

Durante a venda, busque estar no momento presente, de corpo inteiro, deixando suas preocupações de lado para focar no problema do cliente. Além disso, procure controlar sua respiração, pois em momentos de alto pico de ansiedade, a respiração acelerada e o aumento da frequência cardíaca são um dos primeiros sintomas físicos a se manifestar.

Procure relaxar! Se você notar que está transmitindo grande nível de ansiedade no momento das suas vendas, busque (antes de iniciar seu dia de trabalho) ouvir uma música que goste, escrever ou conversar com alguém de confiança e que faça você se sentir bem. Dê vasão para que esta emoção se dissolva e não seja transferida para seu cliente. 

Grande abraço!

Palestrante André Silva – Especialista em vendas e motivação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber dicas de vendas

ENTRE EM CONTATO

Tire suas dúvidas e agende seu evento