Terminei de ler há pouco o livro Mais rápido e melhor (Ed. Objetiva), do Charles Duhigg, mesmo autor de O poder do hábito, outro livro excelente e que também recomendo, e gostaria de falar sobre ele hoje.
Uma das grandes lições que tirei de Mais rápido e melhor foi uma sequência de perguntas que ajuda você a organizar e definir melhor não só o que quer (metas/objetivos), mas também o que precisa fazer para chegar lá e como evitar os maiores erros que impedem as pessoas de atingirem suas metas.
Vamos à sequência, pode lhe ser útil pelo resto da vida.
Gosto muito desse modelo de oito perguntas do Duhigg pois ele é basicamente um processo de coaching, e pode ser adaptado para qualquer área da vida (com filhos, em reuniões com a equipe, conversas com clientes etc.).
Imagine um gerente de vendas, por exemplo, dando feedback para um vendedor usando esse roteiro. Ou um vendedor fazendo uma venda consultiva com um cliente que está em dúvida se compra ou não, ou alguém que precisa definir algumas coisas antes de tomar uma decisão.
Um checklist nesse formato permite que você tome decisões melhores, além de poder ajudar outras pessoas a tomar decisões melhores, saiba o que precisa fazer e tenha uma conversa mental produtiva e positiva com você mesmo na hora de estabelecer suas metas, o que ajuda muito na hora de passar de “iniciativa” para “acabativa”. (Lembre que os passos não precisam ser complexos ou o plano completo. Pelo contrário. O que interessa é que você dê o próximo passo, mesmo que simples, e seu projeto avance).